sábado, 16 de junho de 2012

LIVRE ARBÍTRIO


        Se não tívessemos o livre arbítrio, talvez seria mais fácil sermos felizes. Ter domínio sobre nossos pensamentos, sentimentos e atos pode nos levar a escolhas erradas. Quase sempre somos prejudicados por elas, pois são elas as mais fáceis, as mais práticas. 
        Temos o livre arbítrio de escolher entre o bem e o mal. Este nos é apresentado como algo atraente; aquele, como algo maçante, algo difícil de se conseguir. O bem exige de todos paciência, trabalho penoso e perserverança. Embora saibamos que escolhas erradas nos levarão a grande arrependimento, não as suprimimos de nossa vida. O tempo presente nos deixa cegos e importa para nós o falso bem-estar passageiro. Normal adiarmos tarefas cansativas e nos submetermos à ociosidade, deixando de cumprir nossas obrigações. A inconsequência nos parece inata. Mas isso é uma ilusão muito distorcida dos nossos sentimentos. Já nos dizia uma canção do grupo Legião Urbana: “Disciplina é liberdade...” Infelizmente, abusamos de nosso poder de arbitrariedade e nos deixamos envolver pela indisciplina cotidiana. 
        Todo livre arbítrio inconsequente resulta de nosso egoísmo, de nossa indiferença em relação ao próximo. No entanto, quando começamos a pensar nas pessoas ao nosso redor, na labuta de cada um e permitimos que o amor nos conduza a algum lugar, nossa existência toma uma outra direção, que nos faz tomar decisões certas e, assim, as nossas escolhas já não são guiadas pelo livre arbítrio, mas pelo amor que nunca erra nem nos deixa errar. Se houve erro, não era amor. 

(Luciene Lima Prado)

9 comentários:

  1. A escritora filósofa!
    Realmente. Não fosse o livre arbítrio talvez fosse mais fácil ser feliz.
    Mas... amor e livre arbítrio?
    Disse Goethe:
    "O mais belo estado da vida é a dependência livre e voluntária: e como seria ela possível sem amor?"

    Parabéns escritora Luciene!Você presenteia a todos que gostamos de ler sua obra com mais esta crônica maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. Livre-arbítrio é uma ilusão de liberdade criada para que nos façamos responsáveis pela própria existência, e de certa forma, pela existência do outro. Somos condenados a escravidão de agir por necessidade. Agimos não por um gesto independente de si mesmo, logo não somos livres. Mas fica aqui a importância da ilusão de ser considerado livre.

    ResponderExcluir
  3. Que todos sejamos livres nessa vida amiga...beijos de boa semana pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida
    O amor procura sempre acertar... nunca errar!!!
    Seja abençoada e feliz!!!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
  5. Sou sempre a favor da liberdade, só precisamos aprender como fazer as escolhas certas. Muito bom seu texto, interrogações que sempre existirão, afinal a vida é feita de interrogações.Beijos.

    ResponderExcluir
  6. ES libertad Todo esto se despliega ya ante nuestros ojos en estos mismos días en que lo escribo.Como botón de muestra

    ResponderExcluir
  7. Um feliz ano novo pra você e pra toda sua família, repleto de amor, paz, carinho, realizações, muita poesia pra alimentar a alma, que a paz do Senhor Jesus esteja em seus caminhos por todo o ano que se aproxima....beijos e flores....

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Luciene, por tão belo texto, explicitando tão sábias verdades. O livre arbítrio é uma das mais gratificantes dádivas, com o qual, podemos fazer as escolhas mais belas de nossas vidas. Parabenizo-lhe também pelo seu maravilhoso blog. Um abraço com carinho e admiração.

    ResponderExcluir
  9. em livre arbitrio escolhemos, e somos refém de nossas escolhas, o bem e o mal andam de mão dadas em nosso redor. dificil escolha se as vezes o mal, nos parece bom!

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao meu blog. Deus os abençoe.